Como vencer a ansiedade em período de isolamento

 Como vencer a ansiedade em período de isolamento

como vencer a ansiedade

A ansiedade pode se manifestar como: nervosismo, pensar sempre na mesma coisa, querer saber a todo  momento informações sobre o coronavírus, falta de concentração nas tarefas diárias, dificuldade para dormir, não conseguir controlar a preocupação, etc. Ansiedade como controlar?
 

Primeiros passos para vencer e controlar a ansiedade

 

Para começar a vencer está crise de estresse e ansiedade, psicólogos recomendam: 
 
  • Identifique os pensamentos
Identificar os pensamentos que causam este tipo de desconforto, pois pensar na doença pode fazer aparecer os sintomas ou prejudicar o seu emocional.
 
  •  Reconheça as emoções
  
Reconhecer as emoções, e se questionar: procure por provas e dados confiáveis.
 
  •  Evite excesso de informação
  
Evite informações exageradas,ficar conectado o dia inteiro com notícia sobre a pandemia aumenta sua sensação de risco e nervosismo. Nas redes sociais, só compartilhe de fontes confiáveis. Nem tudo que está nas redes é totalmente verídico e confiável. Siga as recomendações e medidas de prevenção determinadas pelo ministério da saúde.
 
  • Tenha uma rotina
 
Crie uma rotina em sua casa, faça coisas que você gosta e não tinha tempo pra fazer. Procure manter-se ocupado, leia livros, estude, faça o seu hobby preferido: artesanato, costurar, pintar, bordar por exemplo.
  
A psicóloga Yolanda Cuevas Ayneto recomenda: "Devemos limitar a exposição aos meios de comunicação. As informações nos dão segurança, mas se empanturramos, nos confunde e aumenta a vulnerabilidade."

 

Para Levantar o seu estado emocional

 

  • Una-se aos familiares  e amigos por meio da tecnologia. Promovendo boas conversas por meio de videochamadas, telefonemas ou mensagens. Você pode se fazer presente ainda que fisicamente longe ou apartado de seu grupo social, aproveite a tecnologia para isso.
  • Evite o pessimismo,você tem condições de pensar diferente a fim de aliviar as dores produzidas pelo momento atual.
  • Procure assistir noticiários apenas uma vez ao dia e de fontes confiáveis. Geralmente a edição da manhã é capaz consolidar tudo o que precisamos saber para ficarmos atualizados.
  • Evite não fazer nada, a inatividade pode produzir desânimo. Estabeleça uma rotina diária, isso ajuda na realização de propósitos.
  • Seja autodidata. A escritora e palestrante Patrícia Lages em uma das suas lives do Clube da Leitura em seu canal do YouTube, citou: " O autodidatismo é aprender sozinho, é uma necessidade de você aprender sozinho as disciplinas e as coisas que você precisa para sua carreira. O que resolve o não saber, é aprender..." Precisamos ter a iniciativa de ir em busca de aprender, não esperar que outras pessoas nos incentive. 
A internet está cheia de conteúdo gratuito sobre os mais diversos temas. Aproveite esses dias difíceis que muita gente se encontra isolada em casa e use o seu tempo livre em aprender e se especializar em sua área ou aprender uma profissão nova com cursos on-line, que nessa época aumentou muito a procura.
 
Torço para que nessa pandemia você possa fazer do limão uma boa limonada.

É importante que todos tomem consciência das dificuldades atuais, exercitando empatia, firmando acordos e regras de convívio, e buscando espírito de colaboração. Crianças, idosos e portadores de deficiências, pacientes com baixa imunidade e doenças crônicas devem ser ouvidos e priorizados, pois tem perspectivas e necessidades peculiares.

 
 E por fim, está conectados com a nossa fé e pensando em coisas boas manteremos nossa mente sã nesses períodos difíceis.

 
Se gostou compartilhe.
Um abraço e até a próxima! 





Postar um comentário

0 Comentários