Outubro Rosa - seja criativa e se cuide

 Conheça os tipos de Exames Ginecológicos

 

outubro rosa exames ginecologicos

 

Atualizado em 2/10/22.

O que significa Outubro Rosa

 
De acordo com o INCA ( Instituto Nacional de Câncer), Outubro Rosa é um movimento Internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. 

Outubro Rosa, foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen. 
Outubro Rosa é uma campanha celebrada anualmente e tem como objetivo informar e conscientizar as mulheres sobre a doença, e ainda promover o acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribui para a redução dos índices de mortalidade pela doença.
 
 
outubro rosa

 

Outubro Rosa prevenção

 Um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas e alimentação saudável, ajuda a evitar doenças e também o câncer de mama.

Deve-se realizar o auto exame das mamas, como também o exame realizado pelo médico ou enfermeiro especializado. 
 
Nesses exames são identificados se há alguma alteração nas mamas.
 
Porém, mesmo que não se note nenhuma alteração visível nas mamas, você deve realizar visitas periódicas em seu médico ginecologista, para que ele possa realizar exames específicos.

O câncer de mama, não é totalmente prevenível por diversos fatores que relacionam o seu surgimento.
 
Mas, a prevenção se baseia  em controlar os fatores de risco e estimular os fatores protetores do nosso organismo com um estilo de vida saudável.
 

Gestantes

A ginecologista e obstetra Anne Caroline Andrade alerta que mulheres grávidas devem continuar o acompanhamento médico. "As grávidas precisam dar prosseguimento ao pré-natal normalmente, tomar as vacinas e fazer exames indicados, não pode deixar atrasar. 

Atenção aos detalhes

Mulheres que apresentam sangramento fora do padrão, cólicas que não existiam antes, dor no pé da barriga, dor ao urinar, coceira, corrimentos e mau cheiro devem procurar um ginecologista para investigar a causa.

Uma infecção urinária não tratada, por exemplo, pode evoluir para uma infecção nos rins e exigir até uma internação.
 

Tipos de Exames de rotina Ginecológico:

 
  • Papanicolau ou citologia oncótica

 
 O teste é feito para detectar alterações nas células do colo do útero e possíveis lesões que podem evoluir para câncer de colo de útero. Esse exame ajuda a identificar precocemente o câncer de útero, aumentando as chances de cura. 

Deve ser feito anualmente por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual. Se o resultado apresentar alterações, o médico pode indicar um novo exame após seis meses.

  • Ultrassom Transvaginal


Ele ajuda a avaliar a saúde de útero, trompas e ovários e identificar possíveis cistos e miomas. Em geral, a indicação é que o exame seja feito uma vez ao ano por mulheres que já tiveram a primeira relação sexual.

  • Exames de sangue

 
Entre os exames de sangue de rotina estão o hemograma e aqueles que medem os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e LDL e VLDL (colesterol ruim), os níveis de glicose no sangue e a quantidade de triglicerídeos no sangue. Em geral, esses exames devem ser feitos anualmente, converse com seu médico sobre os exames para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e hepatites B e C.


  • Mamografia


Exame de rastreamento que tem como objetivo identificar o câncer de mama em estágios precoces, que não pode ser diagnosticado de outra forma. A indicação é que seja feito anualmente, a partir dos 40 anos.
 

Dica:
 
Costureiras, artesãs, empreendedora, não importa como você se intitule. 
As vezes, a correria da sua rotina de trabalho, artesanato, concertos de roupas, etc. e a falta de tempo faz com que você não tire um tempinho para seus exames ginecológicos. 

Não deixe sua saúde para depois, tire um dia da sua agenda ainda neste mês para seu cuidado. Você merece!
 
 

 
 
Venha conhecer nossa coleção de moldes em pdf para imprimir.

Fontes: 



Conheça o nosso canal no Youtube




Postar um comentário

0 Comentários